05 junho 2012

Lançamentos!

Ois! :P
Voltei com os lançamentos de junho do Grupo Editorial Pensamento e da Editora iD. A iD não é parceira aqui do blog, mas eu sempre divulgo porque eu amo demais os livros dela! Só por isso mesmo :)
Confiram.


A MENTIRA SAGRADA
Editora Jangada,
402 Páginas

Sinopse:  Há quem considere a história uma sucessão de fatos mortos, perfeitamente orquestrados e sepultados na eternidade, cuja verdade consiste neste pressuposto inabalável. Mas será que a história de ontem não nos diz nada sobre os dias de hoje? Será que os fatos sucederam como nos contam os livros?

A Mentira Sagrada, novo livro do escritor Luis Miguel Rocha, publicado no Brasil pela Editora Jangada, alude à uma direção. Seja no sugestível título, seja nos questionamentos que suscita no leitor, a questão da verdade defendida pela Igreja Católica permeia esse moderno thriller que se passa em Roma e adentra nos meandros do vaticano em pleno século XXI.

A ideia segundo a qual quanto menos se sabe mais se crê, aparece indicada nas primeiras páginas do livro. O escritor lembra que antigamente, fenômenos da natureza comumente conhecidos e explicados hoje com a ajuda da ciência, como as trovoadas e terremotos, eram identificados como ira de Deus, ou um prenúncio do fim do mundo se estivéssemos falando de eclipses. Nesse sentido, o que não se explica materialmente eleva-se à um nível de compreensão metafísico, com estatuto próprio.

As regras deste universo, vale ressaltar, são criadas pelos próprios homens, assim como antes de serem padres, bispos e papas tratam-se de homens. Homens que fizeram a escolha de viver pela fé, em nome de Deus. Fé cega, questionadora ou condizente com interesses privados, mas que defende ideais sagrados. Ou seriam mentiras sagradas? Mas como comprovar a veracidade da fé? Teria a ciência capacidade de invadir seu território?

Isso o autor não pretende. O que pretende, a partir de extensa pesquisa e fontes sigilosas de dentro do Vaticano, é questionar o Jesus histórico. Questiona se Jesus foi mesmo crucificado; o papel dos Jesuítas na constituição da igreja; e se o papa é mesmo o homem mais poderoso da Igreja Católica; ao que responde de forma intrigante, mas elucidativa, fiel e também profana, em síntese, apaixonante.

Apaixonantes e odiosos são também os personagens, mas não de uma forma maniqueísta. Eles são odiosos e apaixonantes ao mesmo tempo, ou ao passo de alguns capítulos. Uma trama coberta de suspense, conflitos de interesse e um caso de amor proibido dão a tônica do enredo.

Afinal, como diz o próprio Luis Miguel: “Meus livros são para serem lidos como ficção. Eu monto um espetáculo para que o leitor tenha prazer durante a leitura e, ao mesmo tempo, apreenda alguns dados históricos. Não é minha intenção converter ninguém. Se quisesse que os meus livros tivessem uma interpretação séria escreveria ensaios. Por outro lado, o José Rodrigues dos Santos, escritor e jornalista português que apresentou o meu livro em Lisboa, afirmou que em ficção se podem dizer mais verdades que em jornalismo. E, nesse ponto, concordo com ele. De qualquer maneira, o meu interesse é que o leitor desfrute do espetáculo que preparei para ele”.

Agora os da iD!! Babem...

enter

enter

Tudo de bom esse Hereafter! Preciso urgentemente ler. Nossa. *-*
Amaram igual a mim? Demais? haha'

Comentem e participem da promoção de Para Sempre! é só clicar no banner na coluna lateral direita! Simples não? ^^ 

Bem, foi só isso :( Mas semana que vem, eu volto com mais lançamentos! =D

Beijos,
e até a próxima! :)




4 comentários:

  1. Esses dois da iD... Que coisa mais linda as capas! Adorei! Já tinha ouvido falar de "Mermaid"! Louca para ler!
    Beijos,
    Inara | "Ler, Dormir, Comer..."

    ResponderExcluir
  2. Show!!
    Vim conhecer seu blog!!
    E advinha... eu gostei, rsrs

    Agora esse Mermaid deve ser óóóótimo!!!

    Bjkassss

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que capa é essa de Hereafter hein? *-* PERFEITA! HAHAHA ;

    Fiquei looouca pra ler "Mentira Sagrada", eu amo essas coisas que falam da igreja, ai ai... KKKK. Acho que religião é um dos grandes erros do ser humano, mas enfim, isso nãO é algo que se discuta né? KKKKKSei que quero ler *-*

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir